quinta-feira, 1 de junho de 2017

A História dos Balões


Os primeiros indícios históricos de balões foram entre o século XIV e XVI. Há vestígios do uso de vísceras de diferentes animais que eram infladas em diversos tamanhos (dependendo do animal), mas estas não eram tão elásticas.

O primeiro balão de borracha foi inventado pelo Professor Michael Faraday para experimentos com hidrogênio no Royal Institution em Londres, por volta de 1824. “A borracha é extremamente elástica", escreveu ele no Quarterly Journal of Science. no ano seguinte, Thomas Handock começou a introduzir os balões como brinquedo através de kits (DIY - faça você mesmo). O kit dispunha de uma garrafa de soluções de borracha e uma seringa. Algumas décadas atrás, haviam aparecido os balões longos, mais conhecidos como balões lápis, os mesmos eram manuseados e transformados em animais pelos mágicos.

Os balões de látex mais familiares aos de hoje em dia foram os primeiramente fabricados em Londres em 1847 por J.G. Ingram que fabricou os primeiros balões de borracha vulcanizada, mas a produção em massa desse produto só ocorreu em 1930. Em meio a isso, o Hidrogênio e hélio eram usados nos balões fascinando o mundo, por permitir que os balões flutuassem. Mas o uso do hidrogênio tinha característica altamente inflamável e apesar de ter um décimo a mais de elevação ao flutuar do que hélio foi rapidamente substituído por ele, por oferecer maior segurança ao público. Em 1922 foi baixada uma portaria oficial em Nova York proibindo o uso de hidrogênio nos balões

Em 1920 se populariza a arte de torcer e esculpir balões. Esses balões eram fabricado no Japão e importados pelos EUA como uma novidade barata e curiosa, a qualidade dos balões era baixa, então apenas profissionais poderiam manusear e esculpir sem que eles estourassem, pois a borracha era mais pesada e o pequeno diâmetro como eram feitos eram difícil de inflar, mesmo assim milhões desse produto foram vendidos. Não demorou muito para as industrias americanas desenvolverem e projetarem a ideia em suas industrias.

Ainda na década de 1920 os modernos balões de látex foram inventado na Nova Inglaterra durante a Grande Depressão por Neil Tillotson que perdeu o emprego como resultado da Grande depressão, ele era engenheiro químico, que frustrados em suas tentativas de fazer tubos internos do líquido do látex, experimentou rabiscar a cabeça de um gato em um pedaço de papelão e mergulhou-o no látex. Quando secos, Neil Tillotson tinha um "balão de gato", completo, com as orelhas. Ele fez cerca de 2.000 balões e vendeu-os na rua durante o desfile anual de Boston Patriot Day.

A partir da década de 50 surge a era Balões Twister, balões de borracha com cores brilhantes e com preço acessível, o inventor deste balão é desconhecido, mas sua origem abriu as portas para uma nova arte, os balões skinny-twister que hoje são usados pelos escultores de balões. Atualmente os balões atendem tanto os profissionais quanto o público em geral.

Fonte: http://www.riberball.com.br/blog/a-historia-dos-baloes

Nenhum comentário:

Postar um comentário